Fazer o que for preciso

Bíblia em um ano: 2 Crônicas 10–12; João 11:30-57

Pois quem pode comer ou desfrutar algo sem ele? v.25

Escritura de hoje: Eclesiastes 2:17-25

Em um filme recente, um autoproclamado “gênio” fala sobre o “horror, corrupção, ignorância e pobreza” do mundo, declarando que a vida sem Deus é absurda. Embora isso não seja incomum em roteiros de filmes modernos, o interessante é para onde isso leva. No final, o personagem principal implora ao público para que faça o que for preciso para encontrar um pouco de felicidade. Para ele, isso inclui deixar a moralidade tradicional para trás.

Mas “fazer o que for preciso”? Para enfrentar o desespero com os horrores da vida, o escritor de Eclesiastes fez uma tentativa buscando a felicidade através do prazer (Eclesiastes 2:1,10), de projetos grandiosos (vv.4-6), de riquezas (vv.7-9) e investigação filosófica (vv.12-16). E a conclusão dele? “Nada faz sentido; é como correr atrás do vento” (v.17). Nenhuma dessas coisas é imune à morte, ao desastre ou à injustiça (5:13-17).

Apenas uma coisa traz o escritor de Eclesiastes de volta do desespero. Apesar das provações, podemos encontrar satisfação quando Deus faz parte de nossa vida e trabalho: “Pois quem pode comer ou desfrutar algo sem ele?” (2:25). Às vezes a vida parece sem sentido, mas “Não se esqueça de seu Criador” (12:1). Não se esgote em tentar entender a vida, mas “tema a Deus e obedeça a seus mandamentos” (v.13).

Sem Deus como nosso centro, os prazeres e tristezas levam apenas à desilusão.

Refletir & Orar

Você busca a felicidade em coisas que não duram?
Deus, hoje eu te coloco de novo no centro da minha vida, trabalho, alegrias e decepções, pois sem Tua presença nada fará sentido.